Brincadeiras para Chá de Bebê

Brincadeiras para Chá de Bebê

As brincadeiras talvez sejam a melhor forma de quebrar o gelo em um chá de bebê, pois permitem que os convidados se conheçam e interajam uns com os outros. É comum em um evento desta natureza que entre seus convidados estejam familiares, colegas de trabalho, amigos de longa data tanto da futura mamãe quanto do futuro papai, que muitas vezes nunca se viram antes.

Abaixo listamos várias brincadeiras para chás de bebê de fácil preparação e execução. Sugerimos que você selecione dentre elas, aquelas mais adequadas ao seu gosto e ao perfil de seus convidados. Algumas delas não são interessantes, por exemplo, para um chá de bebê em que apenas mulheres sejam convidadas. Convidados mais tímidos talvez não gostem muito de brincadeiras individuais em que a pessoa seja o foco das atenções por alguns instantes. Se a maioria de seus convidados se encaixar neste perfil, uma boa idéia é selecionar apenas atividades que sejam executadas em duplas ou equipes.

Não se esqueça de, ao organizar o evento, destinar e reservar um tempo para a realização das brincadeiras.

Baby Bingo

Esta é uma brincadeira tradicional e muito legal para tornar a abertura dos presentes um momento mais divertido e interativo. Aconselha-se deixá-la por último como uma forma de fechamento das atividades seguido de um momento para os pais agradecerem a presença dos convidados e o trabalho do(a) organizador(a) do evento.

Preparamos, para facilitar a sua vida, o modelo de uma cartela para o baby bingo no tamanho 3×3 e outra no tamanho 5×5 (para chás de bebê com muitos convidados). Após imprimir e cortar as cartelas, você pode preencher as casas aleatoriamente com itens da lista de presentes do chá de bebê ou deixá-las em branco e permitir aos convidados que preencham as casas de suas cartelas com presentes que acreditam que serão recebidos.

A lógica de funcionamento é a mesma de um bingo tradicional: ao abrir um presente, mostre aos convidados e quem tiver o item em sua cartela marca um “X” na casa. O primeiro participante que completar a cartela (ou uma linha ou coluna conforme previamente combinado) é o vencedor.

Para tornar o jogo ainda mais divertido, antes de abrirem os embrulhos, os pais devem tentar adivinhar os presentes. Se errarem, devem pagar uma prenda como ter seus rostos pintados pelos convidados ou fazerem alguma dancinha engraçada.

O bebê e a barriga da mamãe

Esta brincadeira deve ser praticada em dupla. Cole em uma parede ou desenhe em um quadro uma grávida de perfil. Posicione um dos integrantes da dupla a alguns passos da parede, coloque uma venda nele e coloque em suas mãos a figura de um bebê compatível com o tamanho da barriga da grávida do quadro. Depois de rodar o participante vendado algumas vezes, ele deve colar o bebê “dentro” da barriga com a ajuda de seu parceiro, que pode orientá-lo verbalmente. Combine um tempo limite igual para todas as duplas. Ganha a dupla que colar o bebê mais próximo da posição ideal.

Trocando a Fralda

Nesta brincadeira são formadas duplas que devem trocar a fralda de uma boneca bebê com um detalhe importantíssimo e que garante boas risadas: cada membro da dupla só pode usar uma das mãos. A dupla que conseguir cumprir essa missão no menor tempo é a vencedora. Você vai precisar de um relógio com cronômetro ou celular com esta função para esta brincadeira.

Trocando a Fralda do Bebê

Trocando a fralda do bebê com uma das mãos – tarefa difícil!

Sacudindo os Bicos

Esta é uma brincadeira que as crianças e os homens adoram. O problema dela é que pode fazer uma “boa baguncinha”. Aconselhamos executá-la caso o chá-de-bebê ocorra em um salão de festas amplo ou em local aberto. Encha uma bacia grande com água e coloque alguns bicos. Dê a cada participante 2 minutos para tentar pegar, sem a ajuda das mãos, o maior número de bicos possíveis.

Bebê grandão

Divide os participantes em equipes e entregue um rolo de papel higiênico para cada grupo. Dê as equipes cinco minutos para fantasiar um membro do time de bebê, incluindo obrigatoriamente a fralda. A equipe mais criativa será a vencedora. Esta é uma brincadeira que garante boas gargalhadas em sua festa.

Letras Embaralhadas

Divida os convidados em grupos de no máximo 4 pessoas. Cada grupo receberá uma lista contendo 15 palavras embaralhadas (baixe a lista de palavras aqui ou faça sua própria). Explique aos grupos que todas as palavras estão relacionadas a itens de bebê. Dê 5 minutos para os participantes, em grupo, tentarem descobrir as palavras. Ao final, leia as respostas em ordem. O grupo que mais palavras tiver acertado é o vencedor.

Brincadeira das Palavras Embaralhadas

Brincadeira das Palavras Embaralhadas

Adedanha – O que tem no Quarto do Bebê?

Para esta brincadeira você vai precisar de um saquinho contendo ‘cartinhas’, cada uma com uma letra do alfabeto. Os participantes devem se sentar em uma roda. A mamãe então, sem olhar, sorteia uma letra do saquinho e anuncia: “O que tem em um quarto de bebê com a letra …”. Na ordem de sua posição na roda, cada participante deve citar um item com aquela letra e, se não souber, é eliminado. Após a eliminação, uma nova letra deve ser sorteada pela mamãe. O jogo continua até que reste apenas um participante na roda.

O que está dentro da bolsa?

Coloque dentro de uma bolsa grande (a do próprio bebê ou uma bolsa de mulher) 10 itens de nenêm comuns como uma fralda, um babador, um bico, um mordedor, um chocalho ou uma mamadeira. Dê a cada participante um papel e uma caneta antes de passar a bolsa na roda. Sem olhar dentro da bolsa, cada pessoa deve com uma mão dentro da bolsa identificar o maior número possível de itens. Dê a cada um de um minuto e meio a dois minutos para executar a tarefa e escrever em seu papel os itens identificados.Quando a bolsa tiver passado por todos, mostre os itens que estavam em seu interior e aquele que acertou o maior número é declarado o vencedor.

Quem é o Bebê?

Esta é uma brincadeira trabalhosa mas muito gostosa de fazer. Peça a todos os convidados do evento que tragam uma foto de quando eram bebês. Espalhe pelo salão do chá-de-bebê as fotos com um número para identificá-las exclusivamente. Os participantes da brincadeira são convidados a procurar as fotos e anotar em seus papéis quem é o bebê de cada foto. Aquele jogador que identificar corretamente o maior número de pessoas no tempo determinado, é declarado o vencedor.

Adivinhe o sabor das papinhas

Reúna de 7 a 10 sabores de papinhas diferentes. Cada participante deve, de olhos vendados, provar uma colherinha de cada papinha e adivinhar qual é o respectivo sabor. O convidado que adivinhar o maior número de sabores é o vencedor! Você pode “incrementar” a brincadeira e colocar um “babador” nos concorrentes, garantindo boas risadas.

Papinha de Neném

Adivinhando o sabor da papinha de neném

Qual é o preço?

Separe 10 itens comuns de neném e anote em um papel seus respectivos preços (incluindo centavos). Mostre cada item aos participantes e peça-os que palpitem quanto vale aquele item. O participante que se aproximar mais do preço anotado,marca um ponto. Ganha a brincadeira quem marcar mais pontos.

Verdadeiro ou Falso: Pensando como a mamãe e o papai

Este jogo é muito legal e fácil de realizar, pois demanda como material apenas canetas e papéis. Elabore 20 ou mais afirmativas falsas e outras verdadeiras do tipo: “O papai estava na cozinha quando recebeu a notícia da gravidez”, “Se pudesse escolher, a mamãe gostaria que no futuro, o bebê fosse um advogado”, “Aline foi um dos nomes cogitados para o bebê”. A organizadora lê então as afirmações e os participantes escrevem em suas folhas individuais se acham que a sentença é verdadeira ou falsa. Ao final, a mamãe fala para os participantes se a frase é verdade ou mentira. Para cada afirmação que tenha marcado a resposta correta, o participante ganha 1 ponto. Ganha a prova quem marcar mais pontos.

Brincadeira estilo Imagem e Ação

Quem já jogou Imagem & Ação reconhecerá facilmente esta brincadeira. É necessário um quadro branco e pincéis atômicos para desenho. Os participantes são divididos em dois grupos. A cada rodada, um integrante do grupo deve sortear uma carta contendo um item relacionado ao mundo dos bebês. Sem mostrar a palavra aos demais integrantes de seu grupo, o participante deve então desenhar aquele objeto para que seus parceiros consigam adivinhar o que se trata em 30 segundos. Após um número de rodadas decidido pelo organizador, ganha o grupo que mais vezes adivinhar o conteúdo. Evite colocar nas cartas itens fáceis de adivinhar como chupeta ou mamadeira. Procure itens mais difíceis de desenhar e adivinhar como móbile, andador, mordedor, gerando dúvidas nas pessoas e tornando a brincadeira mais engraçada.

Imagem e Ação no Chá de Bebê

Brincadeira estilo Imagem e Ação no Chá de Bebê

Quem mama mais rápido?

Essa é uma brincadeira legal principalmente se houverem homens em seu chá de bebê. Encha algumas mamadeiras  com cerveja ou outra bebida de sua preferência (suco ou refrigerante no caso de mulheres ou crianças participando). Dê uma mamadeira a cada participante e, após a contagem até três da organizadora, quem beber o conteúdo o mais rápido possível é o vencedor.

Qual o tamanho da barriga da futura mamãe?

Essa brincadeira é muito simples de ser executada, pois não demanda quase nenhum material. Você pode utilizar um carretel de barbante ou até mesmo um rolo de papel higiênico. Cada participante é convidado então a cortar um pedaço que acredita ser do tamanho da barriga da mamãe. Não deixe nenhum participante medir sua própria barriga para ter uma referência, tornando o jogo mais difícil. Ganha a brincadeira quem se aproximar mais do tamanho real.

Gostou das brincadeiras? Tem alguma sugestão adicional?  Deixe seus comentários logo abaixo!






Gostou deste Artigo? Divulgue-o!




Deixe um Comentário