O que servir no chá de bebê

Comida para Chá de Bebê

A chegada de um bebê é um momento muito especial na vida de uma mulher e também na de seus familiares. A intensidade dos sentimentos, as mudanças de vida provocadas pelo novo ser que está por chegar, são incalculáveis.  As mudanças são muitas e os preparativos também: como decoração de quarto, enxoval, kits de higiene, maternidade e tudo o que deve ser feitos antes que o bebê dê o ar das graças. Há uma infinidade de coisas a serem pensadas e decididas. E sempre há a sensação de que não haverá tempo hábil para fazer tudo.  Sem contar os pedidos das amigas e de familiares, tão desejos quanto os futuros pais, pelo tradicional evento do chá de bebê, que também precisa ser pensado e organizado, para comemorar a vinda do pequeno.

A quase indispensável festa de chá de bebê é uma comemoração secular, e praticada em diversos países, com suas devidas variações, e que está associada à chegada de um novo membro na família. O chá de bebê, não tão formalmente como é hoje, sempre foi realizado entre as mulheres: as que já eram mães se reuniam na casa da futura mamãe para costurar, bordar, comer jogar conversa fora, enquanto preparavam as roupinhas da criança que estava por nascer. Dessa forma, se compunha o enxoval, algo muito oneroso para as famílias que tinham muito filhos.

Hoje é uma opção fazer ou não o chá de bebê, ou ainda as suas variantes que ao longo dos tempos foram sendo adaptadas. Mas de uma forma ou de outra, continua ajudando a completar o enxoval do bebê, já que nem todas as gravidezes são planejadas e nem todos estão preparados para arcar com os custos de um enxoval completo. Nestes casos, o chá de bebê deve sim ser feito, mas com muita organização para que não se gaste mais do que aquilo que será ganho para o futuro bebê.

O primeiro passo é fazer uma lista de convidados e verificar os itens que faltam para completar o enxoval da criança. Na sequência, verificar se a mãe, a sogra, ou uma amiga, poderão auxiliar na organização do evento, uma vez que os chás de bebê são realizados lá pelo 7º. ou 8º. mês de gestação, e a futura parturiente pode estar quase sem energia para executar tantas tarefas ao mesmo tempo.  Em seguida, sempre liste o que está faltando no enxoval. A partir daí, decidir se o evento será realizado na própria residência ou se alguém cederá o espaço, para então pedir que as ajudadoras que façam os convitinhos à mão mesmo, ficam bonitinhos e charmosos se feitos com carinho, cuidado e um pouco de criatividade. Até aqui o custo será zero!

Quanto à decoração, ela pode ser elegante e quase sem custo, ou de custo zero, se forem aproveitados aqueles balões para inflar da festa do filho da amiga, que foram encostados na gaveta. Infle-os e fixe-os na entrada do local do evento. Numa mesa onde serão postas as comidinhas a serem servidas, disponha uma bela toalha branca ou de renda. Alguma amiga deve ter uma. Por sobre a mesa, coloque vasinhos de vidro com flores, arminhos artificiais em cachepôs, ficam delicados e sugestivos.

Para os comes e bebes, faça uma festa no estilo americana: ao distribuir os convites, peça que tragam também um prato salgado ou doce: tortas, sanduíches de metro, pãezinhos recheados com “carne louca”, ou ainda no estilo finger food – canapés, patês com torradinhas, damascos  recheados com creem cheese, azeitonas, ameixas secas, tomatinhos recheados com patê de ricota, de atum ou de nozes. Todos são deliciosos, fáceis de serem servidos e não demandam quase nenhum tempo de preparo, tanto para fazer quanto para servir. Para as bebidas o ideal é servir água, suco ou tipos variados de bebidas gasosas.

Mesmo para quem deseja realizar um grande evento, o ideal é preparar pratos fáceis, que não demandem muito tempo na cozinha, e é possível encomendá-los em doçarias ou até mesmo para artesãs, que sejam especialistas na realização desse tipo de evento, e o custo não é alto, já que o objetivo é, nos dois casos, não gastar mais do que o que irá ganhar. Salgadinhos como coxinhas, bolinhas de queijo, risoles, kibes, mini-hotdogs, são muito apreciados nestas ocasiões pelos convidados. Os docinhos, como os brigadeiros, os docinhos de colher, mousses servidas em tacinhas, também devem compor o cardápio.  Ah, e um bolo bem saboroso para finalizar a celebração e distribuir lembrancinhas em nome do futuro bebê não pode faltar.


Gostou deste Artigo? Divulgue-o!




Deixe um Comentário