Principais dúvidas sobre chá de bebê (e suas respostas)

Dúvidas sobre chá de bebê

Dentre as diversas atividades que antecedem o nascimento de uma criança está o tradicional chá de bebê. Trata-se de um evento organizado para reunir os amigos e as amigas da mamãe, comemorar o nascimento do neném que está para chegar e presenteá-lo.

Mas como organizar um chá de bebê? Diversas dúvidas veem à cabeça, principalmente das mulheres que serão mães pela primeira vez. Vamos tentar responder neste artigo algumas questões frequentes.

Quem deve organizar o chá de bebê?

Não há uma regra, pode ser a própria mãe, uma amiga próxima, as tias do bebê ou as avós. O importante é que haja uma organização, que a lista de convidados contemple todos os amigos e familiares mais próximos e que a lista de presentes contenha o que falta para completar o enxoval do bebê.

Qual a melhor época da gravidez para fazer o chá de bebê?

Para fazer o chá de bebê é importante que a mãe esteja em condições de receber os amigos e participar das brincadeiras. Por isso, não é aconselhável que o encontro seja realizado no último mês da gravidez, dada a proximidade do nascimento. Muito no início da gestação também não é recomendado, pois a barriga ainda nem aparece direito e nem todos já terão conhecimento da gravidez. Dessa forma, o ideal é fazer o chá de bebê do sétimo ao oitavo mês.

Quem deve ser convidado para o chá de bebê?

Amigos próximos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos estão entre os principais convidados para o chá de bebê. Procure fazer uma lista e verificar se não se esqueceu de ninguém dos mais próximos para evitar constrangimentos no futuro.

É interessante fazer uma lista de presentes?
A lista de presentes é ideal para evitar que todos deem os mesmos itens. Fraldas, sabonetes e shampoos estão entre os presentes mais comuns, mas o bebê precisa disso e muito mais. Ao longo da gravidez, a mãe vai montando o enxoval, então, no chá de bebê, é preciso listar os itens faltantes. Organizar a lista de presentes facilita muito, pois a mãe pode indicar o que gostaria de receber de cada um e os convidados não enfrentarão dificuldades em escolher o que comprar.

Que tipo de convite devo usar?
O convite para o chá de bebê pode ser bem simples, mas é muito importante que seja personalizado, remetendo ao nascimento de uma criança. Não deixe de colocar o endereço, a data e o horário do encontro. Se fizer uma lista de presentes, coloque no convite qual item a mãe gostaria de receber de cada convidado. Aqui no site disponibilizamos vários modelos de convite para chá de bebê.

Que brincadeiras fazer durante o chá de bebê?

Há diversas brincadeiras que podem ser utilizadas para tornar o chá de bebê divertido e inesquecível. Alguns exemplos são:

– Medir a circunferência da barriga da futura mamãe com uma linha. Todos os convidados devem tentar acertar, quem adivinhar ganha um brinde.

– Se a futura mamãe não conhecer a relação do que cada convidado irá levar, ela deve tentar adivinhar qual o presente que cada candidato trouxe. Se errar, deve fazer uma tarefa escolhida pelos participantes.

Há uma infinidade de outras brincadeiras e é possível modificá-las e criar outras novas. Aqui no blog temos um post inteiro contendo dezenas de sugestões de brincadeiras para chá de bebê. O importante é garantir que o chá de bebê seja um momento de comemoração para a mamãe e seus os amigos e familiares.

É feio fazer um chá de bebê e um chá de fralda?

Se você pretende convidar as mesmas pessoas para os dois eventos, não é algo aconselhável. Já se você conhece muitas pessoas e tem uma extensa lista de convidados, pode sim fazer ambos os eventos, convidando por exemplo, familiares para o chá de bebê e amigos para o chá de fralda. Ao fazer a separação, tome cuidado para separar bem os grupos e não gerar situações embaraçosas como convidar alguns amigos para o primeiro evento, deixar de fora alguns outros do mesmo rol e gerar certo “falatório” do tipo: “por qual motivo não fui convidado?”.

Devo fazer lembrancinhas para o chá de bebê? De que tipo?

Apesar de não ser um item obrigatório, avalie dentro de suas possibilidades se é viável confeccionar alguma lembrança para agradecer a presença de seus convidados. Aqui no blog, além de sugestões e contatos de pessoas que confeccionam este tipo de lembrança, apresentamos guias para você “colocar a mão na massa” e confeccionar suas próprias lembrancinhas de chá de bebê.

Você tem alguma outra dúvida? Poste em nossos comentários abaixo!


Gostou deste Artigo? Divulgue-o!




Deixe um Comentário